Portugal é um país com 800 anos de história como nação mais umas quantas centenas de anos de cultura e património e que vale bem a pena visitar. Lisboa, a nossa magnifica capital, é uma das cidades mais antigas do mundo, e definitivamente a mais antiga da Europa Ocidental! Sim, ainda mais antiga que Roma, Paris e Londres!
Para quem não é português (mas fala ou compreende português), a primeira questão que lanço é, já foram a Portugal? Se a resposta é não, então nem sabem o que estão a perder! Portugal é um dos países da Europa com menor custo para quem o visita.
A temperatura média em Lisboa é bastante amena, durante o Inverno ronda os 17ºC, que é quase Verão para a grande maioria dos países nórdicos da Europa! E, em média, apenas temos 82 dias de chuva, menos de 3 meses por ano!
Portugal tem cultura, tem história, tem praias, tem montanhas, opções de aventura e tranquilidade, podem encontrar tudo isto neste pequeno país colado a Espanha.
Após esta pequena introdução, que certamente não é surpresa para muitos de vós, aqui fica a minha lista de 5 lugares em Portugal que deveriam ser mais apreciados por quem nos vem visitar.
5º – Douro Vinhateiro
Douro é o segundo maior rio de Portugal, no norte do país com foz na cidade do Porto. O Douro Vinhateiro é um longo vale onde estão as vinhas que produzem o famoso vinho do Porto, que desde 2001 é Património Cultural da Humanidade da UNESCO.
Para explorar devidamente esta região serão necessários alguns dias, e felizmente, para lhe facilitar a visita, as opções turísticas são diversas. A minha recomendação seria visitar a região de carro, mas não é uma rota para condutores mais inexperientes, as estradas são estreitas e com dois sentidos pelas encostas do vale. Também existe a possibilidade de fazer parte desta rota de comboio ou pelo rio num dos vários cruzeiros turísticos que podem encontrar nas cidades do Porto ou Vila Nova de Gaia.
4º – Viana do Castelo
Viana do Castelo é uma pequena cidade bem no norte de Portugal, é também a sede do distrito com o mesmo nome. Se gostam de cidades pequenas mas acolhedoras, Viana do Castelo deveria estar na vossa lista a visitar. Além de tudo aquilo que seria de esperar numa cidade para relaxar, serão certamente surpreendidos com alguma arquitectura familiar.
A Basílica de Santa Luzia certamente será a que irá despertar mais a atenção, estando num ponto alto bem visível da cidade, é bem similar à famosa Basílica de Sacré Coeur em Paris, no entanto ao contrário do que muita gente julga, não se trata de uma imitação pois o projecto para a Basílica de Santa Luzia foi feito bem antes da construção do Sacré Coeur.
Outra peça arquitectónica que irá despertar a curiosidade aos mais atentos é a ponte ferroviária, que tem a assinatura da casa de Eiffel.
3º – Almeida
Faz vários anos que não visito esta pequena vila, mas é sem sombra de dúvidas é um local a visitar por todos aqueles que gostam de arquitectura bélica. Almeida é uma vila-fortificação em forma de estrela, parte de um conjunto de 3 vilas medievais (do mesmo concelho) que ocupam posições estratégicas na defesa do vale do rio Côa.
Apesar da importância cultural que esta vila tem, ainda não é Património da Humanidade da UNESCO, no entanto é reconhecida como Património Nacional desde 1928.
Após visitarem o Douro Vinhateiro, o desvio para Almeida valerá bem a pena.
2º Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Uma zona de Portugal para quem gosta de fazer praia sem as grandes multidões dos locais habituais, com várias vilas pitorescas, um enorme parque natural e muito mais para explorar. É a uma zona fantástica para quem gosta de Natureza, e tendo em conta o clima em Portugal, certamente bastante convidativo a ciclo-turismo.
Um dos meus locais preferidos no Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é a ilha do Pessegueiro onde está um forte com cerca de 500 anos. Na outra ponta do Parque Natural encontra-se o Cabo de São Vicente, no extremo Sudoeste de Portugal, e bem perto a Fortaleza de Sagres na Ponta de Sagres.
1º – Óbidos
Deixei a minha vila favorita para o fim. Desde pequeno que vou a Óbidos, as minhas férias de Verão foram passadas bem próximo e uma visita a esta belíssima vila era regular. A vila de Óbidos é uma vila-castelo, o nome deriva do latim ópido que significa citadela.
É relativamente fácil chegar a Óbidos vindo de Lisboa pela linha ferroviária do Oeste, a viagem é demorada mas vale bem a pena a espera. O ideal é deixarem-se perder pelas ruas estreitas da vila, percorrerem a muralha e não deixarem de visitar o castelo. Fora das muralhas também há o Aqueduto para visitar. Se forem em Março, não percam o Festival do Chocolate, apesar de ser muito turístico é uma experiência a não perder.
Espero que gostem da lista, é simplesmente uma sugestão a visitarem alguns locais em Portugal além dos habituais, que também não devem ser desconsiderados.
Leave a Reply