Fui visitar outra vila perto de Cork, um local conhecido pelos seus restaurantes e por boa comida, mas também pela sua história e pela Fuga dos Condes. Como é habitual, devia ter lido mais sobre esta vila antes de a visitar, mas por vezes a surpresa até vale a pena. Kinsale fica bem perto de Cork, o que é perfeito para uma escapadela de Cork.
A primeira visita a Kinsale
Fui com o meu colega de casa para tirar fotografias, já tinha ouvido falar na comina, e sabia que era uma vila junto ao mar. Então só podia ser um bom sítio para tirar algumas fotos, e é mesmo! A surpresa foi ler nomes de pessoas espanholas por todo o lado, nomes de ruas, restaurantes, etc.
Não sabia muito sobre Kinsale, e foi uma surpresa perceber que algo importante aconteceu ali. A minha curiosidade fez-me pesquisar sobre isso, e aprendi algo sobre a história de Espanha e da Irlanda.
A vila é sem sombra de dúvidas um local a voltar, e da próxima vez para jantar num bom restaurante e visitar a vila em si. Desta vez tentámos encontrar o Forte Charles onde passámos algum tempo de qualidade.
Chegámos 5 minutos depois da hora de fechar, mas ainda assim conseguimos tirar algumas fotos da parte de fora, o que também é bem bonito! Sinceramente não acho que tenhamos perdido muito por não termos visitado o interior, mas um dia ainda quero lá entrar.
Algo que recomendo vivamente é a fazerem o passeio a pé da vila até ao Forte, pelo trilho costeiro. Parte desse trilho é apenas para pedestres, e é bem agradável.
No entanto fiquei um pouco doente devido aos ventos fortes que apanhámos…, ouvi dizer que um furacão tinha passado perto da Irlanda (bem mais fraco) durante o fim-de-semana, o que explica os ventos fortes. E talvez graças a isso, fiquei tipo caracol…, mas ainda assim já estava a planear os próximos passeios.
De volta a Kinsale para visitar a zona da Marina
Entre os Portugueses que vivem na Irlanda, já não é a primeira vez que oiço dizer que Kinsale é a Cascais da Irlanda. Discordo em absoluto, ambas as vilas têm o seu encanto característico, e sinceramente acho que têm muito pouco a ver. Talvez mesmo só por serem à beira mar e serem ambas vilas bem bonitas.
O que também é normal se ouvir dizer, é que o Verão na Irlanda são apenas dois dias, e com sorte não chove em nenhum deles… É mais um exagero, claro está, mas por muita pena minha o Verão está longe de serem os 90 dias consecutivos sem chuva que Portugal nos acostumou… Mas por vezes temos dias destes, bem bonitos e que só dá mesmo vontade sair à rua, ou até mesmo sair da cidade e irmos até à praia…, ok, talvez não tanto, a água é fria por aqui…
Não fui à praia, mas fui bem perto. Kinsale é bem conhecida por ser a Capital Gastronómica da Irlanda, e com bons motivos para tal, são vários os restaurantes pela vila, com comida bastante boa e peixe fresco! Fui lá jantar com um amigo, aproveitar aquele dia de sol para dar uma volta pela vila, e ficámos para jantar. Bem pertinho de Cork, e excelente para uma escapadela rápida.
Um pouco mais sobre Kinsale
Além das casas e lojas pitorescas que em muito caracterizam a vila, até mesmo quase como um modelo das vilas coloridas da Irlanda, uma volta pela baia é passeio obrigatório, se não estiver a chover. A baia está protegida pelo Forte Charles, um forte em formato de estrela, mesmo na entrada da baia. Para lá chegar, recomendo continuarem o passeio a pé, sempre junto à baia, passando por um pequeno mas florido trilho, e prestem atenção ao nome das ruas, irão notar vários nomes espanhóis. Este detalhe despertou-me a curiosidade da primeira vez que fui a Kinsale, e fiquei a saber que aquela vila foi também palco de uma batalha em que uma das últimas armadas espanholas tentou ajudar os irlandeses numa revolta contra os ingleses.
Para quem está de carro, a uns poucos quilómetros podem dar um salto à praia, uma pequena praia chamada Sandycove, ou um pouco mais longe, passando pelo cabo Old Head of Kinsale, podem ir a uma praia bem mais popular e bandeira azul, Garrettstown. Mas convém não esquecer que isto fica na Irlanda…, ilha banhada pelo Atlântico Norte…, yep, a água é bem fria! Mas ainda assim, volta e meia vou à praia, melhor que nada.
Outro detalhe sobre Kinsale, que por acaso até já escrevi aqui no blog, é que Kinsale é a primeira (ou última) paragem da Rota Selvagem do Atlântico. Seja de passagem ou para parar, é uma vila que vale bem a pena visitar, muito para descobrir e também muito por onde comer.
Leave a Reply