Está mesmo quase a completar 72 horas desde que cheguei a Atenas e já tenho mesmo muitas coisas para contar…, quase que nem sei por onde começar, vou tentar do inicio a ver se não me esqueço de nada!
Primeiro que nada, quero agradecer publicamente no meu blog à Ana, Carina e André pelo apoio fora de série que me deram, podem não acreditar mas até sei dizer coisas simpáticas e publicamente. Não sou só uma máquina para debitar merda…
A caminho de Atenas
Agora a viagem…, há pessoas com sorte e depois existo eu e quando digo isto estou a colocar-me acima das pessoas com sorte, porque o que me acontece é impossível acontecer a mais alguém, portanto vamos lá começar…
A minha viagem foi planeada com escala em Zurique, nada melhor para mim, além de ver uma paisagem fenomenal do avião também tenho direito a rever um grande amigo que nem sequer me despedi dele quando ele foi para Zurique, quase duas horas bastante bem passadas. De realçar que a viagem não foi planeada por mim mas sim pela AICEP, portanto eu considero-me bastante sortudo em ter o privilégio de na minha escala ainda poder ver um amigo! Não é para todos!
As primeiras horas para explorar a cidade
Chegada a Atenas, viagem longa de autocarro até ao centro da cidade onde esperei pelos meus anfitriões, apesar da longa viagem cheguei eléctrico e com uma vontade parva de falar… Esqueci-me que o resto do pessoal já estava a trabalhar…
No dia seguinte levaram-me a passear pela cidade (não me recordo bem onde, já vi mesmo muita coisa) e acabámos o dia de uma forma bastante especial. Um grego amigo dos tugas que já cá estavam levou-nos a um bar com música típica grega onde comemos e bebemos. Bastante interessante mesmo e com uma situação algo estranha para a minha actual realidade…, ver um casal a dar de beber vinho rosé a um puto de uns 2 anos e estarem com o puto lá até às 2 das matina…, foi algo que me deixou algo assustado…, ahhh, e os taxis são mesmo muito baratos! (quando não nos tentam roubar com taxas do arco da velha).
Segundo dia para passear
Sábado…, outro grande dia…, entre várias coisas, fomos ver a cidade Olímpica de 2004, local bastante agradável mas que nos deu a sensação de ter ficado abandonado após os Jogos Olímpicos… É pena tanto investimento para meia dúzia de dias…, a parte interessante desse dia foi a viagem até à cidade Olímpica onde me tentaram assaltar no metro…
Os metros em Atenas têm duas características principais, fecham cedo e as pessoas não sabem o que quer dizer banho… Imaginem em hora de ponta…, quando fomos para a cidade Olímpica entrámos num metro bastante cheio, e ficámos separados por um corredor. Ao que tentámos resolver esse problema de imediato, com o metro parado, atravessando esse corredor…
Senti algo estranho enquanto cruzava esse corredor, alguém a empurrar-me a literalmente a roçar-se em mim. Com o metro parado achei aquilo bastante estranho e puxei a minha bolsa logo para a frente ao que noto que estava aberta e sem carteira!!!! Nesse mesmo momento comecei logo a dizer em voz alta para os meus colegas que me tinham acabado de roubar a carteira. Apercebi-me logo de quem me tinha assaltado mas nem tive tempo de reagir pois um dos tugas do grupo encontrou logo a carteira no chão e deu-me a carteira naquele momento. O casal que me tentou roubar entrou em pânico, porque assim que eu recuperei a carteira devem ter pensado em sair mas as portas do metro fecharam logo…
Agora o que aconteceu, pela perspectiva desse meu colega… Nós éramos 4, uma rapariga foi para uma das entradas e nós os 3 fomos para a outra. Mas do lado dela estava mais livre portanto decidimos ir ter com ela por dentro do metro para não termos o azar das portas fecharem, era na mesma carruagem e logo na porta seguinte portanto não havia crise… O rapaz foi o primeiro a entrar no corredor, encostou-se logo à porta (que não abre), a rapariga em segundo lugar e eu (a vitima) em último.
O gajo roubou-me a carteira e passou de imediato para a mala de uma velhota, mas a velhota estava ao lado do meu colega e ele viu tudo…, e ela viu que ele estava a ver… Assim que eu falei ela fixou os olhos no meu amigo e largou a carteira (apanhada em flagrante) e começou a tremer bastante, o rapaz que me roubou até começou a suar…, assim que a porta abriu saltaram logo fora do metro.
O jogo deles foi interessante, se eu metesse culpa em alguém seria no gajo e não na velhota. Mas se ele não fosse tão burro e amador eu nem teria notado nada, se ele tivesse feito aquilo com o metro em movimento eu nem desconfiava de nada e a esta hora tinha perdido uma carteira cheia de documentos e sem dinheiro… Acho que deu para aprender a lição, mais cuidado com as minhas coisas.
Terceiro dia de passeio em Atenas
Hoje foi dia de monumentos…, rochas e calhaus…, e muitas fotos! Atenas de facto é uma cidade fora do normal, cheia de contrastes, vemos de tudo de um bairro para o outro. Um impacto fenomenal que me deixou de olhos a brilhar. 6 meses parece tanto tempo mas neste momento já me sinto curto de espaço, um país para conhecer e uma cidade para desfrutar!
Poluição? Sim, sente-se no ar. Cidade feia? Depende dos gostos, eu estou fascinado! Se não ia gostar? Neste momento sou como uma criança, tudo me deixa entusiasmado e até o assalto me despertou uns sentimentos engraçados, fui o que ficou mais tranquilo após aquilo e fui o que mais levou aquela situação numa boa, eu dou um nome a isto…, sou um inconsciente!
Conhecer Atenas à noite
Ao fim de 2 meses em Atenas, finalmente fui ver Atenas à noite (Acropolis). Aquelas rochas que vêem na no centro da cidade foi ontem estive ontem, o resto do recinto está vedado por ser zona arqueológica.
A primeira vez (e única) que fui à Acropolis foi com a Carina (C12 em Atenas), vi uma cidade que me fascinou mas uma cidade feia…, demasiado betão e pouco verde, desta vez fui com o pessoal do couchsurfing e tive direito a uma visita guiada algo especial.
Atenas não é uma cidade, são duas, uma que vive de dia no meio do caos, confusão, barulho, poluição e uma Atenas tranquila, magnífica e deslumbrante que vive durante a noite mas só possível de desfrutar da rocha da Acropolis! Algo simplesmente fenomenal, local excelente para levar alguém à noite!
Desde de contos mitológicos a explicarem como supostamente a zona antiga da Grécia foi “criada” pelos deuses, a contos mais recentes da era romana e de politiquices absurdas passando por decisões ainda mais absurdas dos dias de hoje foi uma noite onde aprendi bastante sobre a cidade onde estou agora a trabalhar/viver.
Um dos sítios que mais gostei de visitar foi a Rocha da Acrópole, ou Areópago, onde muita gente se junta (princialmente jovens) para verem a cidade à noite. Sítio bem tranquilo e bonito, nada a ver com a confusão da cidade!
Após um dia com alguma chuva que me arruinou com uma ida à minha primeira ilha, a noite compensou bastante! E só de pensar que estava reticente em me juntar ao grupo, não esperava apanhar nada de novo…, pelos vistos estava enganado e ainda me diverti bastante!
Falando em chuva.., hoje está um daqueles dias que eu adoro, chuva! Mas bem que podia chover quando estou dentro de casa, molhar-me todo não dá com nada!
Leave a Reply