A primeira coisa que eu fiz quando fiquei com a certeza absoluta que vinha para Atenas foi ver quais os feriados que tinha, todo contente reparei que eles também comemoram a Páscoa e o Carnaval! E que o Carnaval de Patras é o mais conhecido da Grécia.
Mais contente ainda fiquei foi quando notei que na Páscoa eles têm a sexta-feira Santa e a segunda-feira após a Páscoa para descansar! Mas falharam-me alguns detalhes…
Um dos detalhes foram as datas…, apesar de eles serem Cristãos, não seguem a religião Católica mas sim a Ortodoxa, ou seja, há nuances…, e as datas são uma dessas nuances… A Páscoa segue um calendário diferente da religião Católica, por vezes coincide mas este ano não é esse o caso, a Páscoa será a 19 de Abril uma semana mais tarde do que a “nossa” Páscoa. Como o Carnaval é uma festa Pagã dependente da Páscoa, aqui o Carnaval também foi uma semana mais tarde…
Estes pequenos percalços valeram-nos um fim-de-semana totalmente subaproveitado e mal planeado, sem sitio onde ficar mas apenas com destino definido, Patras! No Carnaval Patras está para a Grécia, como Veneza está para Itália! É aqui que se dá A festa! No entanto…, não fica tão perto quanto isso e tivemos de estudar qual o melhor dia para ir, entre uma noite de festa que poderia revelar-se brutal e o dia mais “popular” onde se fazem os cortejos, optámos pelos cortejos e sempre conhecermos alguma coisa da cidade durante o dia. Para tal tivemos de partir de Atenas às 6:00 com chegada a Patras às 9:30…, nem foi muito tempo…
Durante a viagem vi paisagens magnificas, no entanto estava ensonado demais para tirar fotos, só tirei uma à Ana enquanto ela dormia. Já tenho a prova em como ela é uma autêntica Snoopy (private joke, nothing to see here…). Um contraste brutal entre mar, montanhas, neve e planície! O trajecto do comboio é junto à costa norte do Peloponeso, se olharem para o mapa facilmente notam que a costa sul do continente Grego é bastante próxima, dá para ver claramente a outra costa durante quase toda a viagem de comboio! É fantástico ver que montanhas com aproximadamente 500m (julgo que não muito mais) de altura com neve e tão perto do mar, pena não poder saltar do comboio para ir lá…
Conhecer Patras durante o Carnaval
Chegada a Patras, totalmente estafados após 3:30 de viagem e 1 hora de sono em cima de nós…, fomos conhecer a cidade, ou pelo menos parte dela! É uma cidade bastante porreira, mas que em um dia se vê tudo o que há para ver, no entanto ainda tirei 408 fotos durante o dia todo…, do Forte dá para ver paisagens fenomenais para a outra costa e para a própria cidade, não faltam fotos dessa encosta!
Depois de andarmos bastante à procura de um restaurante para almoçar, lá nos ficámos pelas sandes…, e ficámos logo pela praça central para ver o cortejo. Foi bastante porreiro, mas ao fim de umas 3 horas de vermos sempre a mesma coisa e de ouvirmos passar bastante musica brasileira e alguma grega para desenjoar (sim, imitar o Carnaval do Brasil mas com qualidade…) lá nos decidimos a ponderar um regresso mais cedo a Atenas. A Ana cheia de trabalho para fazer num feriado e ambos estafados e conscientes de que não teríamos canto nenhum para pernoitar…
Pelo menos deu para nos sentarmos num café e planearmos bastante bem os nossos próximos meses na Grécia, evitar situações do género e desperdiçarmos mais oportunidades destas! Já temos uma lista de ilhas a ver, cidades a NÃO perder e fins-de-semana prolongados que nos aguardam…, agora é começar a planear as coisas com alguma antecedência, porque há coisas que não vou mesmo abdicar…, nem que tenha de dormir em alguma estação de comboios…
PS: Não sei que raio quer dizer PUTA em Grego, mas é algo associado a Barbies e que vi bem grande numa loja de brinquedos…
Leave a Reply