Agora que estou de regresso da minha viagem, e a todo o gás com tempo novamente para escrever, aqui vai o primeiro artigo da série da minha viagem pelos Balcãs. E o primeiro artigo, pós viagem, é sobre a rota e sobre os motivos que me levaram a escolher os locais por onde passei.
Croácia
Decidir onde ir na Croácia foi bastante fácil, voei para Zagreb para me encontrar com uma amiga, que é de lá, e deixei ao critério dela o que visitar e onde ir. Foi a minha entrada na aventura pelos Balcãs, passar por vários países, sempre por terra, até Atenas.
Foi uma visita rápida por Zagreb, e depois rumo à costa para a zona de Šibenik por onde andámos uns dias. Fomos várias vezes à praia, aliás, a casa onde ficámos é literalmente em frente à praia, só tínhamos de atravessar a rua (que nem era movimentada). Fomos também ao Parque Nacional Krka, fantástico. Mais detalhes nos próximos artigos.
Bósnia e Herzegovina
Ir à Bósnia foi um misto de “erro” e “vontade“. Decidi ir a Mostar pela famosa ponte, no entanto o real motivo que me levou a ir à Bósnia foi o impacto cultural que esperava encontrar, e que de facto me surpreendeu imenso. Ainda não sei se foi um erro não ter ido a Sarajevo, muitos me dizem que deveria ter ido…, mas Mostar é de facto um local a visitar, bonito e cheio de história.
Montenegro
De todos os países por onde passei, Montenegro foi o que de facto sinto que visitei e o que mais gostei. Curiosamente usam o euro como moeda, mas não fazem parte da União Europeia, uma forma bastante inteligente de não terem de lidar com a desvalorização da própria moeda em casos de crise nacional. Visitei alguns parques nacionais, num país tão pequeno, e passei imenso tempo na magnifica vila de Kotor.
Albânia
A Albânia foi um dos improvisos da viagem, não fazia parte dos meus planos mas foi uma passagem estratégica a caminho da Macedónia do Norte. O plano inicial passava por ir de Montenegro directamente para a Macedónia do Norte num autocarro nocturno, mas optei por fazer uma paragem intermédia em Tirana e fazer a viagem durante o dia para ter uma ideia do que é o país. Foi uma boa decisão, viagem mais tranquila e com alguns detalhes interessantes pelo meio.
Macedónia do Norte
Macedónia, nome oficial de Antiga Republica Jugoslava da Macedónia Macedónia do Norte, onde fiquei na antiga capital Ohrid junto ao lago com o mesmo nome. Como seria de esperar, a cidade transborda de história, com monumentos por todo o lado em que se nota as várias épocas históricas que passaram por aquela cidade. Aproveitei para relaxar enquanto estive naquela cidade, com um dia dedicado a estar no lago a apanhar banhos de sol e a nadar. Apenas me arrependo de não ter ficado num hostel, aquela cidade é cheia de vida, dia e noite.
Grécia
E de volta à minha amada Grécia! Não há muito a dizer sobre este país que tanto adoro, não faltam artigos neste blog a narrarem experiências que por lá vivi. Passei uma noite no norte da Grécia, passagem estratégica para não chegar demasiado cansado a Atenas, e mais uma noite em Atenas para ver amigos apenas. Como seria de esperar, valeu bem a pena!
Leave a Reply