Ilha do Pessegueiro, Portugal

Visitar a Ilha do Pessegueiro na costa Alentejana

Para iniciar esta nova série de fotografia, nada melhor do que começar pelo meu próprio país, que tem tanto para mostrar! Ao fundo dá para ver a Ilha do Pessegueiro, na costa Alentejana. Tirei esta foto em 2012 enquanto ia a caminho do Algarve, pela costa, com os meus pais e os meus sobrinhos. Nessa altura já estava a viver na Irlanda, o que me faz rever o meu país ainda com mais gosto, aprecio cada momento com mais emoção e nostalgia.

Este local, além da beleza natural, também me trás memórias de umas curtas férias que lá passei há vários anos, com os meus pais. Pouco me lembro em concreto dessas férias, mas não esqueço o que senti. Quando escrevi o artigo sobre 5 locais em Portugal que recomendo a visitar, pensei mesmo nesta zona, e volto a referir, é mesmo uma zona que recomendo a visitar!

Ao contrário do que o nome dá a entender, não existe um pessegueiro na ilha. A origem do nome da ilha vem de uma má tradução, da evolução da palavra em latin, piscatorius ou piscarium. Que se referia a uma zona piscatória ou de preparos de peixe da época romana.

Visitar a Ilha do Pessegueiro na costa Alentejana
Visitar a Ilha do Pessegueiro na costa Alentejana

Pelos finais do século XVI, durante a dinastia Filipina, projectou-se e começou-se a erguer o Forte de Santo Alberto do Pessegueiro, também só conhecido como Forte do Pessegueiro. Que neste momento são as ruínas que se encontram na ilha.

Hoje em dia a zona da ilha do Pessegueiro é bem conhecida e popular como destino de praia, fica bem perto de outro destino bem popular que é Porto Covo, que é também a sede administrativa à qual a ilha faz parte.

Onde fica a ilha do Pessegueiro?

Sugestões de alojamento na zona

Booking.com

Para terminar, deixo aqui também uma música que fala da Ilha do Pessegueiro, que ouvi em loop enquanto escrevia este artigo.

GuardarGuardarGuardarGuardar


Comentários

Um comentário a “Visitar a Ilha do Pessegueiro na costa Alentejana”

  1. Gostava de ver mais fotografias do sítio, pareceu interessante pelo teu post! Agora a rubrica interessante 🙂

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.