Mais uma ilha…, mais uma voltinha! Desta vez foi a vez de Hidra, uma ilha com a particularidade de que não tem transito motorizado! Lá ou andam de bicicleta (não vi nenhuma) ou andam de burro…, ou como eu, andam a pé.
Mais uma viagem que fiz sozinho, dá para notar isso nas fotos.. Viajar sozinho tem grandes vantagens mas também tem grandes inconvenientes…. E ainda não consegui perceber o que é que gosto mais de fazer mas também não pretendo vir a perceber, são experiências que valorizo de igual forma.
Um passeio de um dia a Hidra
Mas…, fazer uma viagem sozinho enquanto se devora Siddhartha…, não recomendo mesmo! É um livro excelente, recomendo mesmo e quem me o sugeriu acertou de tal forma que acho que nem tem consciência disso! No entanto…, ler mais de metade do livro num só dia e ainda para mais quando é um dia em que é suposto estarem sozinhos…, é de cortar os pulsos! Consegue mesmo dar a volta à cabeça a uma pessoa, e foi por isso mesmo que comprei o Angels and Demons de Dan Brown para desintoxicar! Siddhartha é um livro impecável com uma história (demasiado) profunda, mas não para momentos em que temos demasiado tempo para pensar sobre a história…, sério…
Hidra é uma ilha ainda grande, só andei pela vila principal e já me deu mesmo muito que fazer! É excelente deixarmo-nos perder no meio de vilas assim, é quase como uma viagem a um passado não muito distante. E aquele mar…, não vi uma única praia de areia, aliás…, não vi uma única praia segundo os nossos padrões, o que vi foram rochas com acessos para o pessoal mergulhar…, e valeu bem a pena! E não, não quero fazer inveja…
E agora andando um dia para trás no meu fim-de-semana…, Hidra foi apenas no Domingo, mas no Sábado também tive actividades! Mais um picnic com o pessoal do couchsurfing, mais uma tarde excelente (e noite)!
Mais uma carrada de pessoal que conheci, a comunidade CS de Atenas é mesmo algo do outro mundo, picnics com mais de 50 pessoas…, é obra! É pessoal bastante próximo mesmo, é uma recepção que deixa muita gente surpreendida e que mete muitos eventos planeados com meses de antecedência a um canto! Mais fantástico ainda são as pessoas que tenho conhecido por estes eventos…, já conheci 2 franceses que andam a dar a volta ao Mundo…, mas conhecer um americano que sofre de epilepsia e que decidiu dar a volta ao mundo em BICICLETA para angariar fundos / divulgar a campanha ao resto do mundo…, é obra!
Ahhh, e eu quase que apareci na TV! Pena nem toda a gente ter estado de acordo…, mas a TV grega anda a fazer uma reportagem sobre o CS e foi convidada para ir ao picnic! A comunidade CS anda mesmo a apostar na divulgação, todos têm o direito de ter conhecimento disto e todos têm a liberdade de escolher se querem ou não aderir, mas sem divulgação…, ninguém conhece isto!
O que fazer em Hidra?
Uma das actividades mais populares em Hidra é logo a primeira que desaconselho. Sim, estou a desaconselhar uma actividade popular.
Os burros de carga dentro da vila
Os burros são um símbolo das ilhas gregas, são imensas as fotos (como a deste artigo) em que se vê um burro junto a casas brancas e azuis. No entanto, o uso que dão a estes animais é extremo. É um facto de que existem imensos burros, e que o “trabalho” é repartido por vários burros. Mas são usados para transportar cargas e pessoas escadas e encostas acima, e por vezes até em dias de muito calor. A minha sugestão passa mesmo por tirarem fotos, e não contribuirem para este tipo de negócio.
Passear a cavalo pela ilha
Em contrapartida, existe uma actividade parecida que já recomendo. Passarem a cavalo pela ilha. Os cavalos são animais bem mais robustos, e as rotas que usam para os cavalos são bem mais tranquilas também. Existem passeios de cerca de 1 hora até um dia inteiro, o que é uma excelente forma de explorarem uma ilha que não tem tráfego motorizado.
Explorar as praias!
Ir a uma ilha grega e nem sequer pensar em ir à praia deveria ser considerado como crime! As praias de Hidra não são muito populares, mas o mar grego é bem agradável. Qualquer cantinho é bom para uns mergulhos. Existem várias praias na ilha, e algumas bem perto da vila. Uma das praias onde fui nem sequer tem areia, é saltar da rocha directamente para dentro de água! Quem não gosta de ficar cheio de areia, então é uma excelente opção.
Perder-se por Hidra e Kamini
Hidra e Kamini são duas vilas junto uma à outra, salvo erro Kamini até é só considerada como um bairro de Hidra. O passeio de Hidra a Kamini é bastante agradável, e passam por vistas bem bonitas. Numa vila tão pequena, o ideal é mesmo deixarem-se perder e caminharem sem destino pelas encostas e ruelas. E claro, tirem muitas fotografias!
Onde fica Hidra?
Hidra fica a cerca de 1 hora e 20 de viagem desde o porto de Piraeus (Atenas). Ao contrário de muitas outras ilhas gregas, em que é fácil comprar bilhete, para Hidra convém fazê-lo com alguma antecedência. Os barcos para esta ilha são barcos de transporte apenas de pessoas, nada de carros. Ou seja, barcos bem mais pequenos (e rápidos).
Leave a Reply